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SÁBADO por C-Studio

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Vanessa Barragão

  Portimão

Vanessa Barragão
Artista

Encontramos Vanessa no atelier entre praias, uma delas tão secreta que não tem nome, a criar tapeçarias a partir de desperdícios têxteis e de técnicas ancestrais. A artista de 29 anos, que nasceu e cresceu na costa algarvia, é um fenómeno no Japão e uma das artesãs portuguesas de maior sucesso no estrangeiro. Foi o mundo que lhe abriu portas antes da pátria. Esta história é o convite a olhar para dentro e (re)descobrir o valor da arte portuguesa.

Vanessa Barragão é artista e, como tantos outros artistas portugueses, recebeu o reconhecimento internacional antes do aplauso dentro de portas. A primeira exposição da artista foi em Sidney, na Austrália, a que seguiram convites para outras exposições coletivas, com outros artistas, e feiras um pouco por todo o mundo, convites que a deixaram surpreendida. Não esperava um crescimento tão rápido logo após ter acabado a universidade.

A artista nasceu e cresceu em Albufeira, no Algarve, no Sul de Portugal. E cresceu com o universo das artes sempre presente. “Desde pequenina que adoro fazer roupinhas para as Barbies, trabalhar o crochê… Durante as minhas férias de verão, estes eram os meus hobbies”, conta. As “professoras” eram as avós, que partilhavam bocados de tecido, sobras de cortinados, que Vanessa Barragão aproveitava para fazer saias para as bonecas. “Eu adorava esse tipo de coisas e comecei a acreditar que Design de Moda era o ramo que queria seguir”, partilha.

    Vanessa acabou mesmo por seguir esse caminho. Foi para Lisboa estudar Design de Moda e seguiu para o mestrado, já com a certeza de que o que queria mesmo era focar-se nos têxteis. Durante a licenciatura percebeu que não era exatamente o desenho de roupas que a apaixonava, mas sim toda a parte que estava por trás do design de moda. No mestrado, escolheu aprofundar ainda mais os conhecimentos a nível do têxtil e dos materiais.

    “Aprofundei um bocadinho mais acerca da lã, de como é que se faz um fio, desde o início. Desde que sai da ovelha até chegar a uma peça de roupa. Fiz esse processo todo, de forma ecológica, pois a ecologia, a sustentabilidade, são fatores bastante importantes no meu trabalho, são a base do meu trabalho. São valores que eu não queria mesmo deixar passar”, remarca a artista portuguesa. “Talvez por ter visto o quão poluente a indústria da moda é e também de ter observado, durante a minha infância, a degradação visível no Caribe, por exemplo, dos corais. Todas estas coisinhas ficaram na minha cabeça inconscientemente”, explica.

    Toda a matéria-prima que uso é oriundo de fábricas. A quantidade de desperdício que para eles é mau, para mim é excelente. Portanto, uma fábrica precisa de quilos e quilos da mesma cor. Eu preciso de 1 kg. Não preciso mais do que isto, ou menos até. Portanto, todo o material que eu uso é fruto de desperdício da indústria têxtil nacional. Também estamos a trabalhar agora com Espanha. Há fábricas que vêm entrar em contacto comigo e isso é incrível. É esta a mentalidade que eu tento puxar com o meu trabalho. Vamos reciclar mais, porque o que é desperdício para uns pode ser o ponto de partida para outros. E eu como criativa acho que não fazia sentido estar a comprar materiais com tanto desperdício que há.

      Paixão pelo que faz

      “Podemos dizer que comecei assim sem querer. Foi muito inconsciente. Só mais tarde, ao refletir o meu trabalho, é que percebi”, começa por explicar a artista. A paixão arrancou com alguns entraves. Na família, pais e avós acreditavam que seria impossível viver dos têxteis, da arte que Vanessa escolheu seguir. A ideia tradicional associada ao têxtil ditava que o têxtil era “coisa” de casa, e não propriamente uma arte, um negócio, uma paixão materializada.

      “Sempre tive a ideia de que os têxteis estavam muito aliados ao trabalho doméstico por causa da minha família. Vim um bocadinho desta onda de pensamento. Mais tarde consegui perceber que não. Aqui há uma possibilidade de crescimento e de valorização também deste trabalho manual que está aliado ao têxtil. Também podemos ver cá, surgem mais artistas onde o têxtil é a base do seu trabalho e acho que isso é bastante importante para a valorização destas artes que também se estavam a perder”, explica.

      Por gostar imenso de técnicas manuais, por ser algo que ainda não estava muito explorado, Vanessa escolheu o caminho mais difícil, o de procurar perceber mais sobre como funciona a parte do business ligado ao têxtil, a única forma de perceber se “é possível ou não é”. Diríamos que a resposta está à vista de todos.

      (Decidi) tentar perceber como é que eu posso fazer aquilo que eu gosto porque, para mim, é impensável acordar de manhã e não ir contente para o trabalho. Desde que sou pequenina, eu quero um trabalho em que eu acorde de manhã e vá feliz para o trabalho. Portanto, eu fui aprender. Fui lá para uma fábrica no Norte, aprendi mais técnicas, aprendi a ser mais autodidata no trabalho, aprendi todos os processos dentro da fábrica.

      No Norte, aprendeu a fazer um pouco de tudo. Não aprendeu só a desenhar tapetes. Aprendeu a fazê-los, a acabá-los e aprendeu como é que se faziam as vendas. Este percurso enriquecedor foi o ponto de partida para se lançar. Primeiro, com um espaço no Porto. As encomendas iam aumentando e, sozinha, Vanessa Barragão já não conseguia dar resposta. “Decidi, então, ‘porque não incluir as minhas avós no meu trabalho?’ Porque foram elas que me despertaram este gosto pela manualidade”, conta.

      Hoje, Vanessa trabalha com as avós e com a irmã, que se juntou depois do curso em Tecnologias da Informação e Comunicação – “estava já farta daquele mundo da tecnologia e de estar sempre agarrada ao computador”.

      Hoje em dia, a minha família está toda muito presente. Percebi o quão importante foi este trabalho também para as minhas avós, porque já só estavam em casa a ver televisão, já se sentiam que não faziam cá falta e isto foi um reavivar. Foi dar-lhes outra vez vida. (As minhas avós) estão a sentir-se com vida outra vez. Isto é fascinante, não é? O meu avô também adora fazer coisas. E eu acho que no dia que parar, não vai cá estar mais. É muito importante tê-los ao meu lado, os melhores parceiros que eu podia ter na minha vida.

      Primeiro o mundo, depois Portugal

      As peças únicas que criam em conjunto vão parar à Austrália, à China, aos Estados Unidos, ao Japão, ao Brasil, à Nova Zelândia, ao México… A artista portuguesa vai deixando a sua marca um pouco por toda a parte do mundo, em casas de clientes particulares, em hotéis… Foi convidada por uma galeria sediada entre Zurique e Bogotá, a Galería Casa Cuadrada. Mais recentemente, foi contactada por uma galeria em Portugal, a This Is Not A White Cube, que atua em Lisboa e em Angola. E começou a trabalhar com uma galeria chinesa, em Xangai, a CoBrA Gallery, que eleva o trabalho da artista portuguesa a outras escalas.

      A porta para o mundo está nas redes sociais: “Acredito que é uma ferramenta excelente para quem gosta de ver este tipo de trabalhos.” Não deixe de dar uma checkada ao perfil de Vanessa Barragão no Instagram (@vanessabarragao_work). Não se vai arrepender de seguir a artista!

      O mundo descobriu o meu trabalho antes de Portugal. Nos Estado Unidos, que tem sido o meu principal público e os meus principais clientes também, dão um outro valor a este trabalho manual. Talvez por estarem mais abertos à cultura artística, talvez por apreciarem mais… por terem mais espaço na sua vida para apreciarem este tipo de trabalhos.

      Em Portugal, começa a surgir algum interesse, mas é muito reduzido, na opinião de Vanessa. “A meu ver, Portugal valoriza, as pessoas começam a dar valor, quando veem que os de fora dão valor”, revela a artista.

      Vanessa Barragão só agora começa a compreender este processo, com pena. Entende a importância de o artista se conseguir superar, ir para fora e mostrar a garra, e esperar pelo reconhecimento “em casa”. Porque ele vem.

      “Eu acredito que seja assim que funciona e foi assim que funcionou comigo. Tive de ir para fora para provar o meu valor e depois cá dentro, sim, deram-me o valor. Entristece-me um pouco porque eu sou daqui. Deviam ser vocês (os portugueses) os primeiros a saberem do meu trabalho. Mas pronto, cada coisa vem ao seu tempo. E acho que as coisas boas vão vir. E essa parte do reconhecimento nacional também vai chegar, no seu dia”, partilha Vanessa Barragão, numa espécie de incentivo a todos os artistas.

      Eu acho que é preciso ser reconhecido lá fora para depois ser reconhecido cá dentro. Talvez nós não estejamos tão abertos e tão à procura de dar valor ao artista, de o fazer crescer. Talvez no futuro isso possa acontecer. Tenho pena de não haver esse incentivo por parte do País em promover os seus artistas, em acreditar neles.

      Inspiração na natureza

      Com esta história incrível, não podíamos nunca ficar quietos sem nos dirigirmos, a bordo do novo T-Roc, para sul, até ao atelier de Vanessa Barragão. Rumámos ao Algarve para conhecer bem de perto o trabalho único da artista portuguesa.

      “A minha maior fonte de inspiração é, sem dúvida, a natureza no geral. O facto de ter crescido numa cidade onde o mar é muito importante e a importância de preservar e de ter as praias limpas é, sem dúvida, um fator fulcral”, começa por contar. Também o facto de ter viajado com a família, durante a infância, para locais onde o mar é diferente, “obrigou” a observar um outro lado do mar. “Ao ter ido para a zona do Caribe e ao ver aquela degradação, ver os corais e ver onde havia vida e onde não havia vida” foi também um ponto-chave inspirador para Vanessa. A vida, o som da água, o ouvir dos passarinhos e do vento, o aspeto meditativo da praia e do mar, de um lado. Do outro, a morte.

      O meu trabalho também é muito acerca do que é a vida. Isto é uma das maiores questões da minha vida e estou sempre a pensar nisto. ‘O que é que é vida?’. E, de facto, o que eu represento é a vida e a morte. É aquilo que a gente conhece. É o nascer de uma peça e é a morte. Os corais estarem brancos é a morte deles próprios. Olhando para eles, eu consigo ver também essas questões a que eu própria me coloco.

      Para Vanessa Barragão, o mar é onde consegue falar destas questões consigo própria, onde consegue meditar e onde consegue observar e pensar sobre estas coisas todas. “É superinspirador. O facto de ter crescido aqui, acho que também não é à toa. Acho que a gente nasce também onde queremos nascer”, partilha.

      O regresso ao Algarve não foi por acaso. Fê-lo para estar mais próxima daquilo que mais aprecia, a natureza marinha. Em frente ao atelier de Vanessa Barragão encontramos uma praia “secreta”, tão secreta que não tem nome, entre a praia dos Olhos de Água e a de Maria Luísa. Sim, estamos em Albufeira, numa das zonas mais exploradas de Portugal, mas o que fomos conhecer foi um local “desconhecido”.

      Esta praia aqui em frente é uma praia que não é muito visitada. É um sítio onde eu posso estar sozinha, onde posso estar com os olhos fechados e sentir a envolvência do espaço. Meditar e refletir acerca de conceitos novos que eu tenho a trabalhar e de ideias. Poderia sugerir ir a outras praias, mas esta por estar aqui perto é a que eu visito mais, é onde eu perco mais tempo da minha vida, daí eu vos levar aqui a este local.

      A praia escolhida por Vanessa Barragão tem também um miradouro, uma zona que a artista sugere para sentar e observar a paisagem. “Gosto bastante de ir para ali, escrever poesia, refletir a nível de ideias e de escrita. É um local que é encantador nesse sentido”, partilha.

      Próximo destino: uma ponte medieval

      A pouco mais de 10 quilómetros do atelier da artista encontramos outro local que não integra o roteiro turístico habitual, a ponte medieval, erguida a 200 metros do Castelo de Paderne sobre a ribeira de Quarteira. Este é um lugar com valor especial para a artista portuguesa. “É um local desconhecido (até pelos locais) e colocar uma peça de arte neste sítio foi também uma chamada de atenção, um pretexto para as pessoas poderem ir lá visitar”, revela.

      Vanessa Barragão foi convidada para fazer uma peça para Paderne, a terra de família tanto do lado do pai como da mãe e um local com o qual sempre teve contacto. “Foi um encontro superinteressante, por ser uma cidade importante para mim neste sentido de família, e outra forma de entrar na natureza”, explica a artista.

      É uma zona mais rural, não é tão turístico, que eu aprecio imenso e é mais de natureza. Eu adoro fazer trilhos pela natureza e adoro encontrar particularidades pelo caminho. E Paderne permite-nos isso. Tem o castelo e tem uma ponte medieval que é quase desconhecida até pelos locais. É a esse local que eu vos quero levar.

      Percorremos um pedaço do trilho até chegar à ponte medieval, o local escolhido por Vanessa Barragão para acolher a exposição temporária no regresso à terra. A peça foi inspirada na algarvensis, uma orquídea selvagem que pode ser observada no percurso pedonal que seguimos, mas apenas em determinadas alturas do ano.

      “Esta espécie em específico é oriunda desta região e de alguma parte ali do Sul de Espanha. E só é visível nestes locais, no planeta inteiro. Com a construção, com a intervenção humana, tem-se vindo a perder, porque são espécies que são muito sensíveis. Muitos locais não sabem da sua existência”, conta.

      Achei interessante culminar com esta espécie que também pode estar em vias de extinção, devido à nossa intervenção, a intervenção humana nos espaços, e intervir e colocá-la na ponte de forma a chamar a atenção para a espécie que temos neste local e que se nós estivermos mais atentos aos detalhes, podemos encontrá-la. E é algo lindo de se ver, não é?.

      Colaboração positiva

      A última paragem deste roteiro único faz-se no atelier de André Silva Sancho, em Olhão. O jovem artista português transforma materiais como vidro, madeira, plástico e cobre em peças únicas e irreproduzíveis.

      “O Silva Sancho é um rapaz que gosta de trabalhar, que tem imensas ideias e é uma pessoa com quem eu gosto de dialogar, para levantar questões e refletir acerca de novos trabalhos. E isso também me inspira bastante. Adoro ir ao encontro dele para falarmos e falamos de diversas coisas. Acho que é importante, enquanto estamos aqui no Algarve, termos esta rede de artistas que podem dialogar uns com os outros. Debater a arte e debater técnicas novas”, explica Vanessa Barragão.

      Esta troca de ideias resulta numa série de trabalhos que programam em conjunto, sobretudo no trabalho com os plásticos, “esses plásticos que encontramos tanto nas praias como o que nós próprios produzimos”.

        [O André Silva Sancho] é uma pessoa que já está bastante dentro da questão da reciclagem dos plásticos. Trabalha muito com bioplástico e mistura técnicas, que são antigas, como o vidro soprado, mas adaptado aos plásticos, utilizando, portanto, outras matérias-primas, que eu acho que é interessantíssimo. Estas parcerias são interessantes não só para mim, mas também para os outros artistas. E acho que a colaboração é sempre algo positivo no final para ambas as partes e é um crescimento que se pode adquirir, a nível de técnicas, de experiências diferentes, portanto, isso é muito importante para mim.

        Nascido em Portugal, o novo T-Roc@pt tem o nosso ADN. Isto significa que já vem de série com os itens que os portugueses mais apreciam, nomeadamente as jantes de liga leve de 17 polegadas e os vidros traseiros escurecidos. Todas as novidades juntas fazem do T-Roc o automóvel perfeito para redescobrir o Algarve.

        João Água, da Carportil, Concessionário oficial da Volkswagen em Portimão
        Gostinho português

          Destaque

        Gostinho português

        O novo T-Roc chegou ao mercado em quatro versões. A versão Life, que conta já com um elevado nível de equipamento, seguindo-se as versões de topo: Style, com a ergonomia em destaque, e R-Line, uma versão bem mais desportiva. Falta-nos mencionar uma: a T-Roc@pt. Sim, esta é a edição especial que destaca a “nacionalidade portuguesa” do novo T-Roc, e que vem equipada com os elementos mais desejados na personalização em Portugal – o upgrade nas jantes (liga leve de 17 polegadas) e os vidros traseiros escurecidos.